Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CONCEITO DE CURRICULO E O PROCESSO DE INTEGRÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO

CONCEITO DE CURRICULO E O PROCESSO DE INTEGRÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO
TUTORA: MONICA ROCHA
CURSISTA: EDNA MARIA MATIAS SOUSA
UNIDADE IV
ATIVIDADE 3
Após estudo e análise dos textos propostos entende-se que um currículo não é apenas uma lista de disciplina e conteúdos. É um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aplicabilidade para se chegar a uma aprendizagem de qualidade. É um documento que precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade, determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a execução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.
O currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos conseqüência de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar e os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. O currículo da sala de aula não é apenas o prescrito, ele se desenvolve do que emerge das experiências de alunos e professores, do diálogo entre eles. Nesse sentido, as contribuições das TICs podem auxiliar muito porque, quando é desenvolvido um currículo midiatizado, é feito o registro dos processos e analise, com essa base é possível identificar qual foi o avanço do aluno, quais as suas dificuldades e como intervir para ajudá-lo, com o diagnóstico em mãos fica mais fácil desenvolver projetos, porém é pouco aproveitada ainda, devido a pouca integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, a primeira coisa é ter a tecnologia disponível e disponibilidade por parte dos professores para aprendizagem com as TICS, visto que atualmente as novas ferramentas são imprescindíveis para o avanço da turma.
Com a realidade atual os resultados não são favoráveis, quando há apenas um laboratório para toda a escola. A tecnologia precisa estar na sala de aula, à mão do professor, do aluno, no momento da necessidade. Não podemos pensar exclusivamente de computador, e sim das diversas tecnologias digitais existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário