Minha lista de blogs

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O QUE E HIPERTEXTO

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: DRET – Tutora Mônica – Tocantinópolis
Unidade II – atividade 1
Alun(o)a: Edna Maria Matias Sousa
HIPERTEXTO


Tecnicamente hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Navegar em um hipertexto significa, portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicado, quanto possível. Quando se navega pelo hipertexto é importante adotar certos critérios para não se perder pela rede de hiperlinks, devido à disponibilidade da quantidade de informações e a facilidade de se deslocar de um ponto para o outro do hiperdocumento, não se pode negar a riqueza de detalhes encontrada no hipertexto através de uma navegação livre, sem relação com uma estrutura seqüencial como se lê um livro, pois o navegante escolhe a melhor maneira que deseja ler.
A multiplicidade do hipertexto, segundo estudiosos do assunto, permite a abertura de um diálogo entre diferentes textos, além de ser um recurso didático mais agradável, lúdico e interativo, para uma boa utilização do hipertexto é preciso ter um conhecimento da máquina para alcançar os objetivos propostos
O trabalho com o hipertexto na escola, segundo Moran, exige uma mudança tanto em relação ao ensinar (professor) como no aprender (aluno), por isso requer novas estratégias que deverão ser construídas e compartilhadas entre ambos.
A sensação de navegar por hipertexto é, sem dúvida, muito interessante, quanto mais links têm, a nossa curiosidade é aguçada em pesquisar e conseqüentemente nosso conhecimento é ampliado com rapidez e qualidade, com um simples clique em links, aparecem várias informações daquele tema, e não precisa ter medo de se perder, clicando na barra de ferramentas do navegador, retornamos ao hipertexto.



unidade_2_percepcoes_hipertextos_Edna.

Um comentário:

  1. Edna ...Acredito que oferecer essa oportunidade para os alunos signica muito,principalmente porque eles interagem com outros ambientes cada vez que os links são abertos .E nessa caminhada está junto a curiosidade,o interesse e consequentemente a autonomia para lidar com esse ambiente.Nesse momento requer do professor segurança frente a dinâmica utilizada.

    ResponderExcluir