Minha lista de blogs

quarta-feira, 2 de junho de 2010

QUEM SOU EU COM PROFESSORA?

Quem sou como professor e aprendiz?

A revolução tecnológica produziu uma geração de alunos que cresceu em ambientes ricos de multimídia, com expectativas e visão de mundo diferente da nossa geração, a revisão das práticas educacionais é condição necessária para atender essa demanda e dar-lhes uma educação que lhes chamem atenção. Por mais que procuro me atualizar tenho a sensação de que em relação a tecnologias estou aquém dos meus alunos, me considero professora e aprendiz, em caso de dúvida recorro aos alunos, filhos, netos e colegas de trabalho, aprendemos juntos, parceria não é sinal de fraqueza. Há alguns anos não estou em docência, mas acompanho professores da 1ª fase do Ensino Fundamental e hoje não justifica o não uso das tecnologias, as escolas estão bem assistidas, ou você a incorpora em seu trabalho ou esta fadado a ficar a margem do mercado de trabalho, principalmente nos que somos responsáveis por preparar essa demanda para atuar e ser nossos sucessores em um futuro bem próximo, que dificilmente terá a dificuldade que temos, pela vasta experiência com as tecnologias e por que não aprender com que eles? Essa mudança exige uma auto-avaliação desde o planejamento/desenvolvimento/conclusão do tema trabalhado para que chegue à sala de aula, e chame atenção do nosso público alvo que são os alunos, para que realmente aconteça o ensino e a aprendizagem. Precisamos fazer constantemente uma auto-avaliação e pensar que alunos temos? Queremos? Qual exigência do mercado de trabalho nos dias atuais? Com esses questionamentos, não há como não trazer e trabalhar com as tecnologias em nosso cotidiano de sala de aula. Cada dia percebo o quanto não sei que necessito estudar e estar em constante aprendizagem.
Ativ-1_ednamaria
Toc.09-04

Nenhum comentário:

Postar um comentário